Mali, 1985.
O centro de nutrição infantil de Douentza também atende mulheres com filhos em idade de amamentação.
História
No ensaio Fome no Sahel, o fotógrafo Sebastião Salgado mostra a difícil situação vivenciada na África, no período de 1984 a 1985.
Neste ensaio, ele retrata a miséria vivida por pessoas em vários países africanos, como Etiópia, Mali e Sudão. As imagens impressionam pela grande reafirmação da realidade que é de conhecimento de muitos, mas poucos realmente tomam atitudes que diminuam a grave escassez de recursos básicos para moradores de regiões afetadas diretamente pela exploração e pelas condições naturais.
Texto interpretativo
O dia a dia tem sido cada vez mais corrido e desafiador. Lutamos para conseguir um emprego, ter bens, conquistar coisas em favor de si próprias.
Preocupa-se tanto com os sonhos e as vontades, que a luta pela vida dos outros fica esquecida.
O egoísmo e a falta de amor pelo próximo têm se tornado freqüentes. Não ligamos para o que os outros neste exato momento pensam, passam, sofrem.
A imagem do ensaio Fome no Sahel alerta a preocupação de uma mãe e a sua luta pelos seus, a fim de que eles possam viver. Devemos ter coragem para ajudar seja lá quem for e ter a esperança de um futuro melhor para todos.
Ana Clara Guerra
Muito bom. Posso usar seu texto em uma aula minha durante essa pandemia que assola o mundo? Mais uma vez parabéns. Saudações humanitárias. Fica com Deus.
ResponderExcluir